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O caminho para transformar qualquer carro antigo de carburado em injetado! – InjectionSchool

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Como Injetar um Carro Antigo: Passo a Passo Completo

Transformar um carro carburado em injetado é um processo que exige planejamento e conhecimento técnico. Neste artigo, vamos explorar o passo a passo necessário para essa conversão, abordando desde o projeto inicial até a escolha dos componentes essenciais para um sistema de injeção eficiente e confiável.

1. Planejamento do Projeto

Antes de começar qualquer modificação, o primeiro passo é planejar seu projeto. Se você já é um profissional ou aluno de um curso específico, pode utilizar softwares especializados para isso. Caso contrário, papel e caneta serão suficientes.

Questões importantes para definir no projeto:

  • Tipo de motor (exemplo: 4, 6 ou 8 cilindros);
  • Tipo de TBI (corpo de borboleta) e quantidade de bicos injetores;
  • Escolha entre distribuidor ou roda fônica;
  • Tipo de módulo de injeção a ser utilizado.

A escolha do módulo de injeção é fundamental, pois ele precisa ter entradas e saídas suficientes para o que você deseja. Muitos cometem o erro de comprar um módulo sem verificar se ele comporta todas as funções, como controle de eletroventilador ou bomba temporizada.

2. Distribuidor ou Roda Fônica?

Ao definir o sistema de ignição, a recomendação é optar pela roda fônica ao invés do distribuidor. O distribuidor não apenas distribui a faísca, mas também gera o sinal de rotação, o que pode limitar a precisão da ignição.

Com a roda fônica 60-2, a cada 6º de rotação do virabrequim é possível fazer correções no ponto de ignição, resultando em uma melhor performance e segurança para o motor. Esse ajuste é essencial para motores onde se deseja extrair o máximo de desempenho.

3. Escolha da Sonda: Banda Larga ou Banda Estreita?

Outro ponto crucial é a escolha entre sonda banda larga e sonda banda estreita. Para quem trabalha com acerto de motores, a recomendação é sempre utilizar uma sonda banda larga.

Diferenças:

  • Sonda banda estreita: Pode ser usada para correção em malha fechada, mas sua resposta é mais lenta e limitada.
  • Sonda banda larga: Tem leitura muito mais rápida e precisa, acelerando o processo de acerto do motor. Após o ajuste, a sonda banda estreita pode ser ativada para correção contínua.

Investir em uma sonda banda larga com um WB meter custa entre R$ 1.500 e R$ 2.000, mas é uma ferramenta essencial para quem trabalha com ajustes de injeção eletrônica.

4. Escolha do Sistema de Ignição

O sistema de ignição influencia diretamente na confiabilidade do motor. Seguem algumas recomendações essenciais:

  • Velas resistivas e cabos de vela de qualidade (originais, NGK ou BOSCH, evitando marcas desconhecidas);
  • Para motores com bobina individual, a bobina do Ônix é uma ótima opção;
  • Para motores com bobina dupla em quatro cilindros, a bobina do Gol funciona bem até 400 cv;
  • Para potências superiores, é recomendado o uso de bobinas individuais.

5. Escolha dos Bicos Injetores

A escolha dos bicos injetores deve ser feita com base na potência desejada:

  • Motores a etanol: 1 libra por cada cavalo de potência.
  • Motores a gasolina: Multiplicar a potência por 0,85 para obter a capacidade ideal dos bicos.

Por exemplo, para um motor de 400 cv a etanol, você precisaria de 4 bicos de 100 lb cada.

6. Instalação da TBI e Coletor de Admissão

A conversão do sistema de alimentação pode ser feita de diferentes formas, dependendo do motor:

  • Motores AP: Pode-se utilizar uma TBI da Inject Solution no lugar do carburador ou substituir o coletor por um de Gol MI.
  • Motores Opala: A TBI da Inject Solution pode ser instalada diretamente no lugar do carburador Quadrijet.
  • Motores Volkswagen a ar (Fusca, Kombi, Brasília, etc.): O uso de borboletas eletrônicas elimina cabos e varetas de aceleração, tornando o sistema mais eficiente.

Hoje, empresas como a Inject Solution oferecem kits completos com todos os componentes necessários, facilitando o processo de conversão.

Conclusão

A conversão de um carro carburado para injeção eletrônica se tornou muito mais acessível e prática com as opções disponíveis no mercado. Com planejamento e escolha correta dos componentes, qualquer pessoa com um conhecimento básico em mecânica pode realizar essa transformação.

Se você deseja extrair mais desempenho, confiabilidade e eficiência do seu motor, investir na injeção eletrônica é o caminho certo!

 

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

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