Inscreva-se em nosso canal exclusivo no telegram

Quero Participar

É assim que se faz para AUMENTAR A EFICIÊNCIA de lubrificação nos VW AirCooled! – InjectionSchool

Compartilhe agora mesmo:

Pessoal, então, aqui nós temos um bloco 0 km, é um bloco da marca nacional, da marca Autolinea. O bloco é padrão, e o virabrequim é padrão. O virabrequim que veio com esse bloco é novo, porém, ele está padrão. Vocês vão ver daqui a pouco, a gente vai mostrar. Esse motor vai ter um curso de 84mm por 94mm de diâmetro.

Uma coisa que eu quero mostrar para vocês, que é um dos grandes segredos iniciais de qualquer motor Volkswagen Air, é a bronzina que o pessoal chama. A bronzina do mancal traseiro, que fica perto da embreagem, beleza. Aí nós temos a bronzina do mancal central, ela é bipartida, que vai uma parte aqui em um lado da carcaça e outra parte no centro. E aí nós temos a bronzina frontal, que fica aqui, e depois temos o apoio frontal, que é menorzinho e fica aqui na frente.

O que vocês têm que entender é que todas essas bronzinas têm esse rebaixo aqui, que não é bem um furo, é só um rebaixo, tá? Para que serve esse rebaixo? Ele tem na carcaça um pino de aço que vai guiar a bronzina na carcaça, beleza? E depois nós temos os furos de lubrificação. Mas o que eu quero mostrar para vocês, o primeiro segredo é o seguinte: quando a gente vai montar a bronzina, você vem aqui, você acerta ela na posição dela, né? Vamos dizer que ela fosse aqui, na verdade essa que é a frontal, ela vem aqui, né? Mas não muda. Vocês vão ver o que a gente vai mostrar aqui para vocês agora.

Eu vou pegar aqui um pouquinho de graxa para mostrar. Pegar aqui, sujar o dedo de graxa. Eu vou colocar essa graxa aqui. Então, aqui, um, dois, três, quatro. Esses são os furos que vão vir a lubrificação do óleo para a bronzina, perfeito. Então, o que acontece? Se nós vamos pegar essa bronzina que vai aqui, tá? Ela tá montada lá no lugar. Essa é a bronzina daqui, ela tá montada no lugar. O óleo vem por esse orifício, pega atrás do rasgo, e passa pelos furos que tem aqui para lubrificar o virabrequim, para manter aquele fino filme de óleo no virabrequim, onde o virabrequim flutua, né? O virabrequim jamais encosta na bronzina, ele não pode. Se o virabrequim encostar na bronzina, nós temos problema. Então, ele cria um fino filme de óleo, por isso que o Volkswagen tem que ter uma tensão especial.

Então, nós temos o furo da carcaça, em 99% dos motores que você abrir, você vai ver que o furo da carcaça bate exatamente com o furo que passa o óleo para a bronzina, pela bronzina e vai pro virabrequim, perfeito. No Volkswagen, é um pouquinho complicado, tá? Quer ver, eu vou pegar um pouquinho aqui de graxa, tá? E eu vou tatear em volta do buraco, aqui, tá? Tá aí, tá bom, né? Bati, fiz ele ficar repuxado, a graxa para cima. Aí, agora, eu vou vir aqui, a posição não é boa para mim, mas o importante é que vocês consigam enxergar. Eu vou vir e vou acertar a bronzina na posição. Acertei a bronzina na posição, tá? Ela encaixou, ela não vai rodar, porque ela tá travada ali, tá? E agora eu puxo reto, sem mexer, puxei. Consegue ver que tem uma meia lua aqui? Ou não? Só para vocês entenderem o que acontece aqui. Então, nós temos a lubrificação da carcaça, vem o óleo, quando ele vai jogar, passar pela bronzina, para ir para o virabrequim, metade está trancada, metade dela está trancada. Ou seja, nós vamos ter pressão de óleo no virabrequim, sim, vamos ter pressão, porém, não vamos ter volume de óleo suficiente.

Então, o que que a gente vai fazer agora, e vocês vão acompanhar aí no vídeo, nós vamos marcar todas as bronzinas, né? Onde tá pegando? Vamos pegar uma retificadeira e vamos abrir um cantinho do canal, vocês vão ver a gente fazendo serviço para que o óleo bata ali e escorra pro canal de lubrificação, podendo mand

ar mais óleo, mais quantidade de óleo, então, maior vazão de óleo para o motor, beleza? Vem junto com a música, gente.

Pessoal, a gente só criou aqui o que acontece. O buraco lá de lubrificação do bloco pegava na metade, então só metade dele pegava no canal aqui. Ele se cria só um desvio para ele poder pegar o buraco 100% e trazer 100% do óleo pro canal de lubrificação. A gente faz, vem aqui, tateia com graxa de novo e faz o confere, tá? Ah, Eduardo, dá um trabalhão fazer isso aí, gente. Motor bem montado, motor feito para durar tempo, né, para não se incomodar, beleza? Eu gosto de ver se deu, se aparece bem certinho aqui onde que pegou a ponta da graxa lá no buraco, ó, certinho, pessoal. Olha aqui, tá aqui é onde pegou, para dentro do buraquinho.

Então, quer dizer o quê? O óleo que ia vir aqui nessa parte ia ficar tampado, ele vai pegar aqui e vai deslizar para dentro.

E é isso aí, pessoal! Espero que tenham gostado de entender um pouco mais sobre os segredos e cuidados na montagem de motores Volkswagen Air. Até a próxima!

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também: