Quando estamos falando em manutenção automotiva temos dois grandes detalhes aí que têm que ter cuidados: quando vamos trabalhar com sistema de freio e com o sistema de suspensão e direção. Por que? A gente tem visto muitas empresas sendo abertas aí em cada esquina e o pessoal falando de Super Auto Center, Auto Center. Beleza, e aí você chega lá e o cara que vende um pacote de serviços, né? “Ah, que a gente faz alinhamento, balanceamento, revisão de 300 itens, isso aqui lá por 59,50 ou 79 70” qualquer valor aí e aí o cliente final leva lá o carro e o cara não tem o ferramental certo ou não tem às vezes a qualidade do serviço, não sabe o que está fazendo.
Então para você que vai começar a trabalhar, que vai começar a fazer esse tipo de serviço, a prestação de serviço, eu aconselho se especialize! Você pode ser um mecânico e abranger toda a área de manutenção, você pode fazer desde uma simples revisão, uma regulagem de motor, até fazer a suspensão completa, né? O trem dianteiro, o trem traseiro de suspensão, freio, direção, trabalhar com motor, com câmbio, com diferencial, com embreagem, etc. Não tem problema! Lógico que por mais que você vai fazer só o serviço, por exemplo, de suspensão e freio, você tem que conhecer o carro como um todo. Porém eu sempre indico: procure se especializar! Não vá soltando a marretada na suspensão, porque isso pode te causar grandes problemas.
Veículos modernos estão trazendo aí muitos materiais diferentes na sua composição das peças da suspensão, antigamente a gente ia tudo em aço, né? Era tudo aço forjado e derretido, então tinha uma resistência maior, hoje em dia muito material empregado mais leve. Vai pegar, por exemplo, uma suspensão de uma Mercedes, de uma BMW, tudo em alumínio! E aí pega, leva nesses marreteiros e os caras sentam a marretada em cima e acabam danificando ou criando micro fraturas, por exemplo, no montante de suspensão porque não sabem trabalhar com isso. Depois o cliente tá na estrada e numa curva sofre um acidente, e aí ninguém sabe dizer o porquê ele sofreu aquele acidente. De repente quebrou um montante, uma direção, alguma coisa porque houve uma manutenção mal feita nesse veículo.
Então eu digo: procure especialização dentro de cada setor! Existem empresas especializadas em manutenção, falando só na parte de suspensão, direção e freio, que também podem dar uma lucratividade muito grande. Ainda mais se você aliar aí uma prestação de serviço completa onde você faz o balanceamento e o alinhamento. Aí talvez você vai me dizer: “Eduardo, eu tô querendo começar um negócio próprio para mim, eu não tenho condições de comprar ferramental exorbitante”, você não precisa!
Você vai comprar sua caixa de ferramenta, o seu macaco jacaré, o seu par de cavaletes, os encolhedores de molas, as ferramentas para você desmontar e montar uma suspensão, o saca terminal, e tudo certinho aí para você não ficar dando maarretada na suspensão do carro do seu cliente. E após a execução você vai levar esse carro para um parceiro seu de negócio, onde você vai fazer o alinhamento e uma balanceamento correto desse veículo e vai entregar o carro balanceado e alinhado para o seu cliente.
Existem muitos prestadores de serviço que antes de entregar o carro para o cliente ainda levam o lava jato e fazem a lavagem completa, e cobram por isso, tá? Eles cobram a mão de obra e cobram mais uma porcentagem por ter feito! Eu sei, por exemplo, eu tenho vários alunos meus que trabalham em grandes centros como: São Paulo,Rio de Janeiro, Goiânia e Curitiba que têm clientes com alto poder aquisitivo que quando pegam para fazer a manutenção do veículo eles fazem tudo: troca de óleo, filtro, limpeza de ar condicionado, limpeza interna, hidratação dos bancos de couro, eles entregam o carro com o tanque cheio e o carro polido para o cliente. Lógico que eles cobram por isso! Só que eles ganham muito bem para isso. E é isso que eu quero que você comece a pensar, que você tem que ser um empresário diferente, você não precisa ter uma Mega Oficina Mecânica, você pode começar a fazer esse tipo de serviço na garagem da sua casa.
Você não tem todo ferramenta você não tem condições para ter tudo não se preocupe. CAomo diz o Mário Sérgio Cortella: “Faça o teu melhor, na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores, para fazer melhor ainda!” isso não são palavras do Eduardo, são do Mário Sérgio Cortella. Inclusive eu indico, se você não conhece os vídeos dele, que são para você evoluir como pessoa e como profissional, beleza? Agora, é importante que você queira crescer dentro desse mercado.
Saia na janela do seu apartamento ou da sua casa e observe aí, por cinco minutos, quantos carros passarão na sua frente, vocês vão ver que dependendo da cidade vão ser dezenas, centenas, até mesmo milhares de carros passando em minutos. E aí? Se seu cliente tem um carro ele precisa de você, precisa da sua mão de obra qualificada, e você tem que buscar essa qualificação para prestar um serviço muito bom.
Que nem eu falei, tenho vários alunos meus que estão prestando serviço de qualidade na garagem de casa, fazem um carro de cada vez, certinho, alinha, balanceia, lava e entrega o carro limpo. Às vezes eles têm outros trabalhos, fazendo isso à noite e aos finais de semana, tá? Cobrando um pouco menos do que Grandes Centers e entregando um serviço melhor, têm alunos meus que cobram mais do que alguns Grandes Auto Center porque fornecem um serviço de qualidade e excelência.
Estou falando isso que é para vocês cada vez mais se interessarem por esse assunto!
Poderá ver o vídeo no youtube Aqui