Pessoal, então, aqui nós temos um bloco 0 km, é um bloco da marca nacional, da marca Autolinea. O bloco é padrão, e o virabrequim é padrão. O virabrequim que veio com esse bloco é novo, porém, ele está padrão. Vocês vão ver daqui a pouco, a gente vai mostrar. Esse motor vai ter um curso de 84mm por 94mm de diâmetro.
Uma coisa que eu quero mostrar para vocês, que é um dos grandes segredos iniciais de qualquer motor Volkswagen Air, é a bronzina que o pessoal chama. A bronzina do mancal traseiro, que fica perto da embreagem, beleza. Aí nós temos a bronzina do mancal central, ela é bipartida, que vai uma parte aqui em um lado da carcaça e outra parte no centro. E aí nós temos a bronzina frontal, que fica aqui, e depois temos o apoio frontal, que é menorzinho e fica aqui na frente.
O que vocês têm que entender é que todas essas bronzinas têm esse rebaixo aqui, que não é bem um furo, é só um rebaixo, tá? Para que serve esse rebaixo? Ele tem na carcaça um pino de aço que vai guiar a bronzina na carcaça, beleza? E depois nós temos os furos de lubrificação. Mas o que eu quero mostrar para vocês, o primeiro segredo é o seguinte: quando a gente vai montar a bronzina, você vem aqui, você acerta ela na posição dela, né? Vamos dizer que ela fosse aqui, na verdade essa que é a frontal, ela vem aqui, né? Mas não muda. Vocês vão ver o que a gente vai mostrar aqui para vocês agora.
Eu vou pegar aqui um pouquinho de graxa para mostrar. Pegar aqui, sujar o dedo de graxa. Eu vou colocar essa graxa aqui. Então, aqui, um, dois, três, quatro. Esses são os furos que vão vir a lubrificação do óleo para a bronzina, perfeito. Então, o que acontece? Se nós vamos pegar essa bronzina que vai aqui, tá? Ela tá montada lá no lugar. Essa é a bronzina daqui, ela tá montada no lugar. O óleo vem por esse orifício, pega atrás do rasgo, e passa pelos furos que tem aqui para lubrificar o virabrequim, para manter aquele fino filme de óleo no virabrequim, onde o virabrequim flutua, né? O virabrequim jamais encosta na bronzina, ele não pode. Se o virabrequim encostar na bronzina, nós temos problema. Então, ele cria um fino filme de óleo, por isso que o Volkswagen tem que ter uma tensão especial.
Então, nós temos o furo da carcaça, em 99% dos motores que você abrir, você vai ver que o furo da carcaça bate exatamente com o furo que passa o óleo para a bronzina, pela bronzina e vai pro virabrequim, perfeito. No Volkswagen, é um pouquinho complicado, tá? Quer ver, eu vou pegar um pouquinho aqui de graxa, tá? E eu vou tatear em volta do buraco, aqui, tá? Tá aí, tá bom, né? Bati, fiz ele ficar repuxado, a graxa para cima. Aí, agora, eu vou vir aqui, a posição não é boa para mim, mas o importante é que vocês consigam enxergar. Eu vou vir e vou acertar a bronzina na posição. Acertei a bronzina na posição, tá? Ela encaixou, ela não vai rodar, porque ela tá travada ali, tá? E agora eu puxo reto, sem mexer, puxei. Consegue ver que tem uma meia lua aqui? Ou não? Só para vocês entenderem o que acontece aqui. Então, nós temos a lubrificação da carcaça, vem o óleo, quando ele vai jogar, passar pela bronzina, para ir para o virabrequim, metade está trancada, metade dela está trancada. Ou seja, nós vamos ter pressão de óleo no virabrequim, sim, vamos ter pressão, porém, não vamos ter volume de óleo suficiente.
Então, o que que a gente vai fazer agora, e vocês vão acompanhar aí no vídeo, nós vamos marcar todas as bronzinas, né? Onde tá pegando? Vamos pegar uma retificadeira e vamos abrir um cantinho do canal, vocês vão ver a gente fazendo serviço para que o óleo bata ali e escorra pro canal de lubrificação, podendo mand
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